segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Cabana XIV

" Deus é um verbo. "
- Buckminster Feller
Pag 182 (Mack)
(...)
" Não se surpreendia mais com a facilidade com que as lágrimas chegavam aos seus olhos. "
Pag 183 & 184 (Mack e Sarayu)
(...)
" - Tenho a sensação de que era mais fácil viver com Deus quando eu pensava Nele como o mestre exigente ou mesmo quando eu tinha que conviver com a solidão da Grande Tristeza.
- Você acha? De verdade?
- Pelo menos dava a impressão de que as coisas estavam sob controle.
- Dava a impressão é o termo certo. O que você ganhou com isso? A Grande Tristeza é uma dor que se derramava até mesmo sobre as pessoas de quem você mais gostava.
- Segundo Papai, isso é porque eu tenho medo de emoções.
Sarayu riu alto.
- Achei aquela conversinha hilariante.
- Eu tenho medo de emoções - admitiu Mack, meio pertubado porque ela parecia não dar importancia. - Não gosto da sensação que elas produzem. Magoei outros por causa das minhas emoções e não consigo confiar nelas. Vocês criam todas, ou só as boas?
- Mackenzie - Sarayu pareceu se erguer no ar. Ainda era difícil olhar diretamente para ela, mas com o sol do fim da tarde se refletindo na água ficava ainda pior - As emoções são as cores da alma. São espetaculares e incríveis. Quando você não sente, o mundo fica opaco e sem cor. Pense em como a Grande Tristeza reduziu a gama de cores na sua vida para metizes monotonas, cinzas e pretos.
- Então me ajude a entendê-las - implorou Mack
- Na verdade, não há muito o que entender. As emoções simplismente são. Nem boas nem ruins, apenas existem. Eis algo que vai ajudá-lo a entender melhor, Mackenzie. O paradigmas dão força às percepções e as percepções dão força às emoções. Não se assuste, vou explicar.
A maioria das emoções são reações àquilo que você percebe: o que você acha verdadeiro numa determinada situação. Se sua percepção for falsa, sua reação emocional a ela também será falsa. Então verifique suas percepções e além disso verifique a verdade de seus paradigmas, dos seus padrões, daquilo em que você acredita. Só porque você acredita firmemente numa coisa não significa que ela seja verdadeira. Disponha-se a reexaminar aquilo em que acredita. Quanto mais você viver na verdade, mais suas emoções irão ajudá-lo ver com clareza. Mas, mesmo então, não confie mais nelas do que em mim. "
(Mack)
(...)
" Tenho a impressão de que viver a partir do relacionamente com você, confiando e falando com você, é bem mais complicado do que simplismente seguir regras. "
(Sarayu)
(...)
" A Bíblia não lhe diz para seguir regras. Ela é uma imagem de Jesus. Ainda que as palavras possam lhe dizer como Deus é e o que Ele pode querer de você, é impossível fazer isso sozinho. A vida está Nele e em mais ninguém. Minha nossa, será possível que você se ache capaz de viver a retidão de Deus sozinho? "
Pag 185 (Sarayu)
(...)
" - É verdade que os relacionamentos são muito mais complicados do que as regras, mas as regras nunca vão lhe dar as respostas para as questões profundas do coração. E nunca irão amar você. "
(Mack e Sarayu)
(...)
" - Estou percebendo como tenho poucas respostas... para qualquer coisa. Você me virou de cabeça para baixo e pelo avesso, ou sei lá o quê.
- Mackenzie, a religião tem a ver com respostas certas e algumas dessas respostas são de fato certas. Mas eu tenho a ver com o processo que leva você à resposta viva, e só ele é capaz de mudá-lo por dentro. Há muitas pessoas inteligentes que dizem um monte de coisas certas a partir do cérebro porque aprenderam com alguém quais são as respostas certas. Mas essas pessoas não me conhecem. Assim, na verdade, como as respostas delas podem ser certas, mesmo que estejam certas? - Ela sorriu - Ficou confuso? Mas pode ter certeza: mesmo que possam estar certas, elas estão erradas. "
- Quando Li esse capitulo não consegui para de escrever,
queria mostrar a vocês leitores & amigos,
essas conversas e frases geniais do livro.
E também pude admitir que em varios pontos em minha vida
sou como Mack -

Nenhum comentário: