terça-feira, 6 de abril de 2010

Estudo CTS em uma nova sociedade

Tema: " Os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade contemporântea. "



Titulo da minha redação: Estudo CTS em uma nova sociedade.





A partir de muitos estudos feitos, levantaram-se várias críticas a respeito da educação escolar. Tomando a conclusão que os alunos estudam muito a teoria, e estão cada vez mais distantes da sua experiência pessoal fora do ambiente escolar, o que pode dificultar na preparação como cidadãos críticos de seu contexto social.

É necessário ir muito mais além de teorias para criar uma sociedade mais crítica. Por isso está sendo desenvolvido um estudo em sala de aula chamado CTS, onde os alunos estudam principalmente ciências, tecnologia enfocando a relação às armas nucleares e químicas, e os impactos ambientais e sociais que resultam essas tecnologias. Com esse questionamento organizações começaram a agir a favor da educação científica e tecnologica.

Não basta conhecer ciências e tecnologia, é necessário aprender também o princípio da ação cidadã, entendendo a sociedade como uma construção coletiva. É preciso capacitar as alunos em uma alfabetização contínua no processo democrático para tomar decisões, promovendo a ação cidadã, em uma sociedade na qual eles já estão inseridos.







( Redação para Programa de iniciação cientifica Júnior, Unicamp/CNPq )



Por: Amanda Vieira Borges





- Ei pessoal o que acharam, eu passo? ou Não? -

Nenhum comentário: